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ACONTECEU NA EE REVERENDO JOSÉ CARLOS NOGUEIRA: WORKSHOP: EDUCAÇÃO & TRABALHO

 

WORKSHOP: EDUCAÇÃO & TRABALHO

TÍTULO

Mundo do trabalho e prática social: importância do conhecimento no desenvolvimento do educando.

AUTOR

Daniel Alarcon – Professor da rede pública e particular de ensino do Estado de São Paulo.

Data: 11 de novembro de 2017 – Campinas-SP

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RESUMO

No dia 06 de novembro de 2017, a partir das 19h30min, foi realizado na Escola Estadual Reverendo José Carlos Nogueira (Campinas-SP) o I Workshop com a temática “Educação e Trabalho”. O evento contou com a participação dos professores Asdrubal Aparecido Gomes de Oliveira Junior, Roberto Carlos Simões Jr e Fabiana Cristina Robbi da comunidade escolar e também do professor convidado Carlos Alberto Stefano Filho – aluno de doutorado em Física na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

No evento, foram discutidos desde temas relacionados à aprendizagem escolar até assuntos empresariais em que os alunos puderam identificar diferentes pontos de vista, compreender a importância de construírem um projeto de vida, aproveitando as oportunidades que são oferecidas dentro da escola, e perceber como os professores podem contribuir na formação deles.

PALAVRAS CHAVE

WORKSHOP; EDUCAÇÃO & TRABALHO; ESCOLA; MATEMÁTICA

DESENVOLVIMENTO

No dia 06 de novembro de 2017 foi realizado o I Workshop na E.E Reverendo José Carlos Nogueira (Campinas-SP). O evento, proposto pelo professor de matemática Daniel Alarcon, contou com a participação e apoio dos professores Asdrubal  Aparecido Gomes de Oliveira Junior (Matemática), Roberto Carlos Simões Jr (História), Fabiana Cristina Robbi (Pedagoga) e do professor convidado e doutorando em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Carlos Alberto Stefano Filho.

O workshop é de uma atividade onde pessoas discutem um tema que seja do interesse de todos. Trata-se de uma palavra inglesa cuja tradução significa “oficina”. Neste momento de aprendizagem são discutidos temas sob diferentes pontos de vista e que agregam valores e proporcionam a aquisição de cultura e maximização do conhecimento – objetivos do processo educacional.

O evento teve início em meados de outubro de 2017, quando os professores reunidos no intervalo do período noturno levantaram a problemática sobre a ausência de interesse dos alunos sobre os temas estudados na sala de aula e como os horários das aulas dificultavam que as disciplinas se articulassem melhor. A grade horária, fragmentada e dividida por disciplinas, dificulta que os professores tomem ações conjuntas e que mostrem como o conhecimento está entrelaçado entre si. A partir deste contexto, surgiu a necessidade de promover um evento onde os estudantes pudessem compartilhar, num único ambiente, uma temática que agregasse valores e, de alguma maneira, contribuísse a fim de tornar essa fragmentação instituída no início do ano um pouco menos rígida e com espírito de criatividade e inovação.

Figura 1 - Professores idealizadores do workshop

Para a divulgação do evento foram espalhados cartazes em todas as salas de aula, pátio e demais espaços da escola informando data, local, horários e como fazer a inscrição para o evento. Os demais professores do período noturno também foram orientados para que estimulassem seus alunos a participarem. O evento também foi divulgado na página oficial do facebook do colégio a fim de mobilizar a comunidade escolar. Para as inscrições, limitadas num número máximo de cinquenta alunos, os professores Daniel Alarcon e Roberto (conhecido como Beto) comentaram nas salas de aula sobre a importância de participar do evento e como esses momentos contribuem na aprendizagem dos estudantes.

A temática do evento foi “Educação & Trabalho: mundo do trabalho e prática social: importância do conhecimento no desenvolvimento do educando”. Por meio de um questionário onde foram entrevistados 128 alunos do período noturno da escola, constatou-se que mais do que  dos alunos do período noturno trabalham ou já tiveram vínculo com o trabalho.

Entende-se por trabalho qualquer atividade orientada para um determinado fim. A lei 9.394/96 enuncia no artigo 2 que a educação, dever da família e do Estado, deve ter por finalidade o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Embora “trabalho” não seja sinônimo de “mercado de trabalho”, procuramos por meio do workshop estimular, motivar e aguçar o interesse do aluno sobre a importância do trabalho e como o espírito de criatividade pode auxiliá-los a se tornarem empreendedores com olhar mais humanitário sobre a realidade social.

Figura 2 - Professor Daniel Alarcon

No primeiro momento, o professor Daniel Alarcon apresentou aos alunos alguns dos dados estatísticos que foram coletados com o preenchimento do questionário evidenciando, assim, o contexto escolar. O professor, no papel de provocador e não de transmissor de conhecimento, provocou os alunos sobre a importância do conhecimento de matemática nos diferentes campos da atividade humana e sobre como estruturar o raciocínio lógico pode proporcionar ao aluno o desenvolvimento da autonomia, que basicamente é a capacidade do indivíduo de tomar decisões corretas nas múltiplas situações as quais a eles são apresentadas e vivenciadas.

Figura 3 - Professor Asdrubal

No segundo momento, o professor Asdrubal motivou os alunos a se tornarem futuros empreendedores e que compreendessem a importância do conhecimento e suas relações no novo cenário global. Por ter formação e trabalhar também no ramo empresarial (consultorias), o professor recheou o momento com sua experiência profissional, motivando assim os alunos a apostarem e inovarem nas suas ideias.

Em seguida, a professora Fabiana Rossi comentou sobre o trabalho que é desenvolvido no CPP (Centro de Progressão Penitenciária – Professor Ataliba Nogueira – Campinas/SP) com os alunos com reclusão e fez toda uma abordagem social sobre a entrada e a saída de um aluno que é atendido por eles e como a educação proporciona uma mudança de vida nos alunos.

Após a fala dos professores, os alunos foram direcionados para uma sala onde foram recebidos com salgados, refrigerantes e bolos num momento de coffee break. Toda a comida foi recebida de empresas que apoiaram o evento e que contribuíram de alguma forma.

Figura 4 – Coffee break

Após o coffee break, os alunos tiveram um momento especial em que puderam conhecer o doutorando em física, Carlos Alberto Stefano Filho (convidado especial) que comentou sobre os rumos da ciência, investimentos governamentais e tendências da economia para os futuros alunos que pretendem seguir a carreira científica. Além disso, ele apresentou algumas das possibilidades para os futuros ingressantes no ensino superior das universidades públicas de qualidade tais como a UNICAMP.

No último momento do evento, foram apresentados aos alunos o contexto histórico das relações trabalhistas e como as reformas compactuam do cenário atual. O professor Beto comentou prós e contras da reforma trabalhista.

A fim de possibilitar um evento mais organizado, todos os professores e alunos tiveram um crachá com identificação do nome e temática do evento, além de os alunos receberem um kit com pasta, caneta e papel para registrarem suas observações.

Figura 4 - Crachás

CONCLUSÃO

A realização do Workshop mobilizou a comunidade escolar sobre uma temática atual e importante, além de motivar os estudantes a aprender cada vez mais e apostar no seu espírito criativo, inovador e empreendedor. O evento trouxe para o colégio um legado bastante importante: o conhecimento histórico e socialmente produzido pelo homem é a maior riqueza que construímos ao longo de nossas vidas e, todo o trabalho que é realizado em prol de um objetivo comum, quando feito com dedicação, traz uma satisfação pessoal imensa que corrobora com o projeto de vida que se pretende construir no aluno durante o ensino médio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei n⁰ 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (Brasil).

SIGNIFICADO DE WORKSHOP. Disponível em: < https://www.significados.com.br/workshop/> Acesso em: 11 nov. 17.

ANEXO

Figura 2 - Cartaz de divulgação

Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste 2016

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