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Como abordar o tema do trabalho escravo na escola?

Escolas de Campinas (SP) participantes do projeto Escravo, nem pensar! articulam discussão sobre trabalho escravo com conteúdos das disciplinas. Ação fortalece o currículo escolar e fomenta práticas de Educação em Direitos Humanos

O debate sobre o tema do trabalho escravo não é fundamental no ambiente escolar somente para alertar crianças e jovens, ou seja, os futuros trabalhadores, sobre os riscos do trabalho escravo. A temática suscita reflexões críticas a respeito de questões sociais contemporâneas, como direitos trabalhistas e fluxos migratórios atuais por meio dos processos de aprendizagem. A abordagem do trabalho escravo pode ser feita a partir da sua inclusão no currículo escolar.

Isso permite que os professores articulem os conteúdos obrigatórios das disciplinas com a temática em questão. Em História, por exemplo, as distinções e semelhanças entre a escravidão dos períodos colonial e imperial e o trabalho escravo contemporâneo podem ser trabalhadas de forma comparativa. Já um professor de Geografia, por sua vez, pode relacionar os atuais fluxos migratórios internos e internacionais ao aliciamento de trabalhadores para situações de trabalho escravo.

O programa Escravo, nem pensar! da Repórter Brasil apresenta, no vídeo “Trabalho escravo no currículo escolar”, a experiência da inserção do trabalho escravo no conteúdo programático em escolas do município de Campinas. Os educadores problematizam o desafio de tratar temas relevantes com seus alunos, mas que não estão previamente previstos no currículo. Contudo, apontam a urgência de lidar com essas questões e a pertinência de contextualizá-las em seus conteúdos, como forma de atualizar as suas aulas e atender a “missão” de formar cidadãos. Essas escolas participaram de um projeto formativo realizado pelo programa, em parceria com a Diretoria de Ensino Campinas Oeste, entre agosto de 2016 e junho de 2017. A ação mobilizou 1.325 professores e 18.304 alunos de 42 escolas estaduais, além de 1.455 pessoas da comunidade, totalizando 21.084 pessoas engajadas na prevenção ao trabalho escravo.

 

FEIRA CULTURAL EE PROCÓPIO FERREIRA

Anos Finais do EF e Ensino Médio (18/11/2017) 

Feito com Padlet
 

18/11/2017 - Todos os ciclos.

Feito com Padlet

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CAPES abre inscrições para programa de formação de professores

EM EDIÇÃO..AGUARDE 

Atenção, professores! O CAPES, do Ministério da Educação, disponibiliza cursos de formação por meio da Plataforma Freire. Para cadastro de currículo e solicitação de vaga (etapas do processo), clique nesse link. Vale lembrar que somente os profissionais que estejam na função docente podem solicitar vaga na Plataforma Freire. As dúvidas e mais informações podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou, então, ligue para 0800 61 61 61 e escolha a opção 7.

O cadastro do currículo e a solicitação de vaga devem ser feitos até o dia 1º de dezembro. As secretarias de Educação irão analisar as vagas solicitadas entre 13 de novembro e 15 de dezembro.

Para a 1ª edição da Plataforma Freire, estarão disponíveis os seguintes cursos:

– Primeira licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula;

– Especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação;

– Especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais;

– Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais;

– Especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental – Anos Finais.

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