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Projeto Xô Dengue afasta mosquito de escola

Projeto Xô Dengue afasta mosquito de escola

Projeto Xô Dengue afasta mosquito de escola

Se depender destes garotos e garotas, o aedes egypti não vai mais aparecer no território.  São 14 alunos que fazem parte do grêmio da Escola Estadual Enéas Cézar Ferreira, que desde 2016 realizam o projeto #Xô Dengue.

A iniciativa teve início quando, no decorrer de um estudo sobre o uso racional da água, descobriram o mosquito causador de doenças como dengue, zika e chikungunya. Preocupados, levaram o assunto para a direção da escola.

“Para que houvesse uma reflexão sobre a temática, alunos e equipe gestora montaram um plano de ação que despertasse nos estudantes e na comunidade a importância de prevenir e diminuir os casos na região onde a escola está localizada”, constatou o vice-diretor e orientador do grêmio, Marcos Daminelli.

Nesta iniciativa foram envolvidos outros equipamentos públicos locais, como o Posto de Saúde e a Vigilância Sanitária. O primeiro passo foi um treinamento para identificar e eliminar os possíveis focos do mosquito na escola. As crianças também assistiram palestras e um teatro relacionados ao tema.

Preparados, todos os alunos do 1º aos 5º anos, junto com suas famílias, deram início a ação no bairro no qual a escola se encontra instalada. O resultado foi avaliado pelos professores como um sucesso. Os alunos do grêmio conseguiram conscientizar, para além de seus colegas, a comunidade.

Ano novo, nova eleição para o grêmio

O projeto foi abraçado pelos novos componentes do grêmio eleitos em 2017. Eles já chegaram se organizando para dar continuidade as ações. Se dividiram em dois grupos que se alternam nas inspeções semanais na escola. Os alunos são rigorosos no olhar, buscam os focos por todos os cantos: jardim, pátio, estacionamento, playground, quadras.

Tudo que encontram anotam em uma planilha. Dividem por tipos de lixos, apontam os locais, se há foco ou larvas, e o nome do aluno que fez a identificação. Já encontraram latas de tinta, tênis, botas, pacotes de salgadinhos, papeis de bala, tampinhas de garrafa, pets de refrigerante, entre outros lixos. Tudo moradia para o mosquito causador de tanto transtorno e preocupação

Segundo o presidente do grêmio, Kaique Gabriel Jesus dos Santos, 10 anos, desde que a nova direção do grêmio assumiu o projeto, a quantidade de lixo vem diminuindo gradativamente e, consequentemente, os focos e larvas também. “Nas primeiras inspeções chegamos a encher dois sacos de 100 litros e encontramos muitas larvas. Hoje, este lixo está reduzido em um terço”, constatou.

Os pequenos também ficam de olho nas poças d’água que se formam com a chuva. “Mesmo com a diminuição do lixo, percebemos que quando chove encontramos mais focos”, comentou Isabelly Santos Vieira, 10 anos, vice-presidente do grêmio.

Novas ações

Animados com o resultado, segundo eles quase sempre positivos, os componentes do grêmio pretendem ampliar o escopo das ações incluindo visitas às salas de aula para exposição do problema, com vistas a conquistar novas adesões de alunos e apoio dos professores.

E como nos finais de semana tem Escola da Família, eles planejam fazer cartazes apontando as consequências de lixos jogados fora do destino correto. “Vamos escrever também que encontramos focos de dengue na escola para que as pessoas entendam que se houver mosquito aqui todos estão expostos às doenças”, destacou a oradora da turma, Damares Evelyn Santos Silva, 11 anos.

Finalista do Prêmio Atitude Educação

Para a participação da escola na premiação Atitude Educação, promovida pela Fundação FEAC no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), houve uma mobilização de todos os envolvidos para a gravação do vídeo concorrente. Os alunos aproveitaram a oportunidade para colocar a segunda etapa do plano de ação em prática.  Eles visitaram as casas localizadas no entorno da escola, conscientizando os moradores sobre a importância dos procedimentos para manter distante o mosquito transmissor da dengue e outras doenças. “A gravação do vídeo foi muito gratificante porque as pessoas gostaram de ver a atitude das crianças que levaram a sério esta atividade e com isso conseguiram a adesão de todos os moradores. Este trabalho ficou nota 10”, comemorou o vice-diretor e orientador do grêmio.

Esta foi a segunda vez que a Escola Estadual Enéas Cézar Ferreira participou do Prêmio Atitude Educação. Em 2015, segunda edição da iniciativa, conquistou com o Projeto Xadrez o 2º lugar na disputa.

Confira o projeto #Xô Dengue AQUI

 

Confira o Banco de Projetos das Escolas: 

E.E Profa. Lais Bertoni - Projeto Valores de Convivência

E.E Profa. Glória Aparecida Vianna - Jardinagem na Escola, Todos Somos Sementes a Semear...

E.E Dr. Enéas César Ferreira - Projeto #XôDengue

E.E Miguel Vicente Cury - Projeto Contar e Compartilhar

E.E Prof. Dr. Norberto de Sousa Pinto - Projeto + Que Talentos

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PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2017: Os Grêmios nos Municípios Práticas Transformadoras

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO:

REGULAMENTO - Download (PDF, 83KB)

Clique aqui e faça a sua inscrição – Prêmio Construindo a Nação 2017

 

Com o objetivo de estimular, conhecer, reconhecer e difundir as práticas de cidadania desenvolvidas por estudantes das escolas públicas e privadas de todo território nacional, que participam de agremiações estudantis, no ensino fundamental, médio e cursos técnicos, o Instituto de cidadania Brasil, em parceria com a Fundação Volkswagen, lança a 17a edição do Prêmio Construindo a Nação, este ano denominado “OS GRÊMIOS NOS MUNICÍPIOS – PRÁTICAS TRANSFORMADORAS”.

O quesito básico para a inscrição de sua prática ou ação de cidadania é que ela tenha acontecido em 2017, mesmo que iniciada em períodos anteriores.

Além dos grêmios estudantis também poderão se inscrever outros estudantes que se agrupem na escola e desenvolvam práticas cidadãs por meio de centros de voluntariado, colegiados, grupos ou qualquer outra forma de agremiação e representação estudantil, desde que sejam empreendedores destas práticas.

CRONOGRAMA

Inscrições: até 30 de junho de 2017 (esta ação inscreve a escola na premiação, em nome da equipe gremista)

Recepção do vídeo – até 30 de setembro de 2017 (Somente com a apresentação do vídeo é que o trabalho estará concorrendo ao prêmio)

Divulgação do resultado – 07 de novembro/2017

Evento de premiação para a equipe gremista vencedora – até dezembro de 2017.

Para conhecer o regulamento, acessar: www.institutocidadania.org.br

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ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO - EFAP - CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições abertas:

 

Objetivo: Apoiar os docentes no desenvolvimento do projeto de recuperação intensiva Aventuras Currículo+ e na criação de novas estratégias para o aprendizado de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e de competências relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos.

Modalidade: a distância
Carga horária: 40 horas
Período de realização: 22/05 a 25/10

Aventuras Currículo+: Língua Portuguesa

Aventuras Currículo+: Matemática

 
 

Objetivo: possibilitar a reflexão sobre a importância de um trânsito mais seguro, humano e harmonioso, e estimular que os educadores trabalhem a temática no ambiente escolar, utilizando as mídias sociais e os recursos tecnológicos da informação e comunicação

Público-alvo: PEB I, PEB II, PC, PCNP, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino.

Modalidade: a distância
Carga horária: 30 horas
Período de inscrição: até 31/10 
Período de realização: 60ª, 61ª e 62ª: 02/07/17 a 31/07/17; 63ª, 64ª e 65ª: 02/08/17 a 31/08/17 
66ª, 67ª e 68ª: 01/09/17 a 30/09/17; 69ª, 70ª e 71ª: 02/10/17 a 31/10/17; 72ª, 73ª e 74ª: 01/11/17 a 30/11/17.

 
 

Público-alvo: Profissionais que atuam nas 13 diretorias de ensino da capital, sendo eles professores da Sala de Recursos; PEB II, que atuam no Ensino Médio; PC; diretores; vice-diretores; AOE; supervisores de ensino; diretores de Núcleo Pedagógico; e PCNP, preferencialmente de Educação Especial.

Objetivo: Subsidiar profissionais da rede estadual para ações, recursos e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a Educação Inclusiva, além de possibilitar aos alunos público-alvo da Educação Especial uma aprendizagem significativa, tanto nas Salas de Recursos quanto nas salas comuns de Ensino Regular, de modo que a Educação Especial ocorra de forma colaborativa e integrada ao ensino comum.

Modalidade: Presencial e a distância.
Carga horária: 100 horas
Período de inscrição: 01 a 08/06 (profissionais das diretorias de ensino) e 20 a 28/06 (profissionais das unidades escolares).
Período de realização: 02/08 a 15/12

 
 

Público-alvo: Professores portadores de licenciatura em Língua Inglesa (permitida a dupla licenciatura Inglês-Português), efetivos ou temporários, que estejam obrigatoriamente ministrando aulas de Inglês na rede pública estadual, ou professores efetivos em Língua Inglesa designados para funções relacionadas à formação continuada; professores efetivos em Língua Inglesa, permitindo-se também a candidatura de professores efetivos de Língua Portuguesa, desde que tenham licenciatura dupla e estejam ministrando aulas de Língua Inglesa na rede pública estadual, Etecs e Fatecs; professores de Língua Inglesa, categoria OFA, com aulas prioritariamente nos CELs.

Objetivo: Possibilitar que os participantes se engajem em um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional que lhes permita um repertório abrangente em relação à prática de ensino, conhecimentos linguísticos, educacionais e outras reflexões de sua ação em sala de aula.

Língua Inglesa

Aperfeiçoamento online para professores da Rede Pública

Alunos de Campinas arrecadam chinelos para crianças carentes da África

Jovens aprenderam conceitos de cooperação, amor ao próximo, solidariedade e trabalho em equipe

SAIBA MAIS

Conheça a Página Criada para os Grêmios em nossa Diretoria - Espaço Grêmio Decoe”

Saldo de Aula Retorna em 31/07/2017

Saiba como Publicar nos sites da Diretoria Campinas Oeste

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Prefeito Antonio da Costa Santos, de Campinas, arrecadaram 180 pares de chinelos novos para crianças e adolescentes da cidade de Tete, em Moçambique, na África, além de dez pacotes de borracha EVA e 20 caixas de tinta guache.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As doações foram entregues às crianças e adolescentes de Tete por duas missionárias de Campinas no dia 1º de junho, data em que é comemorado o Dia das Crianças na África.

"Todo ano, eu faço um projeto de voluntariado com os alunos do 3º ano. Neste ano, a irmã de uma funcionária da escola foi até lá dizendo que ela iria para a África e pediu doações de chinelos. Foi perfeito. Acabei aproveitando o pedido para desenvolver o projeto", conta a professora Cynthia Moderno.

Motivados com o projeto, intitulado de "Missão África", os alunos pesquisaram sobre a África e mobilizaram a escola, os pais e a comunidade para conseguir as doações.

"Essa 'missão' uniu muito a sala. Eles aprenderam os conceitos de cooperação, amor ao próximo, solidariedade e trabalho em equipe. Foi uma experiência única. Ver o envolvimento deles foi maravilhoso", comenta a professora.

 

 

1ª Edição 2017 do Curso Aventura Currículo+.

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Projeto Aventuras Currículo+ abre cursos para PEB II de Língua Portuguesa e de Matemática

O objetivo da formação é oferecer subsídios ao professor para desenvolver o projeto de recuperação Aventuras Currículo+ na (s) escola (s) em que atua.

Professor, não perca essa oportunidade!

Todos os professores com aulas atribuídas em Matemática ou Língua Portuguesa, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e que já estão cadastrados na Secretaria Escolar Digital – SED, e com suas turmas associadas ao seu cadastro já podem ter acesso aos cursos "Aventuras Currículo+: Língua Portuguesa" e "Aventuras Currículo+: Matemática".

Os cursos são totalmente a distância, com carga horária de 40 horas e no formato de estudos autônomos.

Durante os cursos, os professores contarão com diferentes materiais de apoio como videoaulas e outros recursos disponíveis no ambiente do curso e da plataforma Currículo+, plataforma de navegação e que oferece uma série de objetos digitais de aprendizagem (ODA) que podem enriquecer o trabalho do professor no desenvolvimento do Currículo Oficial.

Além dos conteúdos específicos de cada disciplina, os cursos abordarão outros conteúdos importantes, tais como: gestão da sala de aula, uso de tecnologias digitais de comunicação e informação, como utilizar objetos digitais de aprendizagem, gamificação, entre outros. Os cursos vão até 25 de outubro.

O projeto Aventuras Currículo+ apresenta estratégias diferenciadas para a recuperação de conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos. Professores e alunos terão a tecnologia como aliada para tornar a aula mais diversificada e dinâmica. Por meio de uma narrativa gamificada, o aluno é desafiado a cumprir pequenas missões que renderão bônus para a grande missão de salvar o Planeta Terra.

Assista ao trailer do projeto Aventuras Currículo+:

https://goo.gl/6gjMFU

A videoconferência sobre o Aventuras Currículo+ 2017, exibida em 18 de maio pp., já está disponível na videoteca da Rede do Saber.

Para saber mais, acesse:

www.curriculomais.educacao.sp.gov.br  ou o hotsite do curso:

www.escoladeformacao.sp.gov.br/curriculomais

No canal “Ações”, clicar em “Aventuras Currículo+”, selecionar a DISCIPLINA e seguir as orientações.

ORIENTAÇÕES PARA ACESSO AO AVA-MOODLE DO AVENTURAS

Como acessar: PROFESSORES

Para acessar o AVA Moodle do Aventuras, o docente precisa estar com seu cadastro atualizado na SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) e ter suas turmas associadas a seu nome. O Gerente de Organização Escolar – GOE (da escola do docente) poderá realizar essa associação. O tutorial para realizar essa associação está disponível em https://goo.gl/okjF33

Em até 15 dias, o professor terá seu acesso disponibilizado para o ambiente do Aventuras Currículo+.

Como acessar: ESCOLA

Login/Senha: ESC-código CIE com 6 dígitos (ESC-000000)

Como acessar: ALUNOS

Login: RA (com 11 dígitos)  e  Senha: Data de Nascimento (DD/MM/AAAA)

ATENÇÃO: O acesso dos ALUNOS ao ambiente da plataforma está disponível a partir de 06 de junho/17.

Ambiente de acesso dos alunos e professores cadastrados no projeto: http://aventuras.educacao.sp.gov.br 

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Projeto Contando História

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Projeto Contando História: Etapa final

Aconteceu no dia 27 de maio, a etapa final do concurso educativo “Projeto Contando História” que contou com 339 inscrições dos alunos das escolas EE Miguel V. Cury, EE Luis Tadeu Facion, EE Roberto Marinho, EE Reverendo José Carlos Nogueira. Estiveram presentes durante a premiação a comunidade local, representantes das escolas, representante do CONSEG e CRAS/Distrito de Nova Aparecida bem como patrocinadores do evento.

Nesta primeira edição do concurso o vencedor foi o aluno Kauê Carlos de Sá, 14, da EE Miguel Vicente Cury, que ganhou um tablet, e sua escola, um troféu. Os dez primeiros colocados de cada escola participante receberam medalhas e certificados, e os quatro primeiros alunos classificados ganharam também uma camiseta e um mês de academia grátis.

Segundo o Profº. Adailton Pereira, criador e organizador do evento, o projeto Contando História “proporcionou aos participantes uma oportunidade de conhecer um pouco mais a História de nosso país. Notamos também a participação dos alunos e pais, e a colaboração das escolas envolvidas no Projeto. Esta primeira edição foi muito satisfatória, podemos e iremos aperfeiçoar para uma próxima edição, sempre com intuito de incentivar os estudos e o espirito de participação e voluntariado.”

A Diretoria de Ensino Região Campinas parabeniza todas as escolas participantes.

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