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Cyberbullying e Navegação Segura - 2017

 Objetivo é conscientizar e prevenir o cyberbullying entre os jovens e educadores. 

Nos últimos anos, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação mudou a forma de relacionamentos e interação entre as pessoas.

Neste sentido, a campanha Chega de Bullying: Não Fique Calado criou uma nova cartilha que traz como tema justamente o cyberbullying - forma de assédio ou perseguição que acontece entre pessoas da mesma idade usando a internet.

O objetivo desta formação e dos materiais aqui disponibilizados, é permitir que educadores possam conscientizar pais, alunos e a comunidade escolar, sobre as consequências que o mau uso da internet pode trazer à vida de outras pessoas.

As propostas apresentadas e os sites de referência, promovem a boa convivência com as demais pessoas na internet e orientam sobre como devemos agir diante de uma situação de cyberbulling e ainda traz atividades que permitam a reflexão e ação em relação ao tema. 

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História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Você sabia?

- 2013 foi o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O ano foi definido pela UNESCO como forma de incentivar o uso racional dos recursos hídricos do planeta.

Sugerimos uma série Educomunicativa sobre a vida nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí idealizada com o objetivo de trazer um processo educativo para a Câmara Técnica para auxiliar profissionais da Educação com vídeos regionais com as características e projetos das regiões de nossas bacias hidrográficas.

O Saber das Águashttps://goo.gl/OtB1In

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Inscrição Curso Formação em Didática da Matemática: Anos Iniciais – Módulo I

Informamos que estão abertas, até 28 de março de 2017, as inscrições para o Curso: Formação em Didática da Matemática – Anos Iniciais - módulo I.

O curso é composto de três módulos com 9 encontros presenciais de 03 horas cada mais 03 horas de trabalho pessoal, totalizando assim, cada módulo, 30 horas para certificação.

Os encontros acontecerão semanalmente, às quartas-feiras, no período da noite:

18h30 às 21h30, com início previsto para 05 de abril de 2017 e término em 31/05/2017.

Neste momento, serão oferecidas 40 vagas para o Módulo I.

Informamos, ainda, que as vagas serão preenchidas respeitando a ordem das inscrições. Segue, em anexo, a ficha de inscrição que deverá ser entregue no Núcleo Pedagógico A/C PCNP – Márcia Fonseca. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR. 

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PRÉ INSCRIÇÃO: CURSOS DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Capa do programa - Capa principal

Sobre o Formação pela Escola

É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Cada módulo compreende 40 horas com prazo de ATÉ 30 dias para a conclusão na modalidade a distância.

- Somente um encontro presencial para o entendimento das ferramentas de publicação e interação no ambiente virtual e um encontro final para a entrega e publicação da atividade final. (As datas dos encontros presenciais serão definidas posteriormente)

- O curso pode ser realizado por Supervisores, Professores Coordenadores, PCNP, PC, Professores em Sala de Aula, Diretores, Vice-Diretores, Secretários, Agentes e Oficiais;

- Integrantes das Redes Municipal (CAMPINAS - VALINHOS E VINHEDO) e Rede Particular, também destes municípios, também podem participar.

ATENÇÃO!! SOMENTE PROFISSIONAIS DOS MUNICIPIOS DE CAMPINAS, VALINHOS E VINHEDO - SP - PODEM PARTICIPAR DESTA TURMA, OS DEMAIS, POR GENTILEZA, PROCUREM OS TUTORES DE SUAS RESPECTIVAS LOCALIDADES / ESTADOS
DÚVIDAS: ENTRAR EM CONTATO SOMENTE ATRAVÉS DO EMAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONHEÇA OS PROGRAMAS OFERECIDOS: CLIQUE AQUI  

Inscrições

As vagas são limitadas a 40 alunos por turma. A pré-matrícula é efetivada por meio de formulário próprio, que deve ser preenchido com os dados completos do cursista, a indicação do(s) curso(s) de interesse: 

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI 

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TÔ NA REDE!! FIQUE ATENTO A DATA DE AGENDAMENTO DE SUA UNIDADE ESCOLAR.

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Para entender melhor a ação, a EFAP disponibilizou um hotsite: www.escoladeformacao.sp.gov.br/tonarede

CONFIRA AQUI: LISTAGEM COM O AGENDAMENTO NAS U.E. (ORDEM ALFABETICA)

CONFIRA AQUI: LISTAGEM COM O DIA E HORÁRIO (BUSCA POR ESCOLAS)

TUTORIAL: TODAS AS ETAPAS DE REALIZAÇÃO DO TESTE

TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DE PLUG IN DO ADOBE (PRÉ TESTE)

BOLETIM INFORMATIVO 4 -  02/03/2017

BOLETIM INFORMATIVO 9 - 08/03/2017

ENDEREÇO PARA REALIZAÇÃO: CONFIRA OS LINKS NO AGENDAMENTO 

VIDEO INFORMATIVO - TESTE

VIDEO INSTITUCIONAL - TÔ NA REDE

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Como se conectar?

Qual equipamento e/ou qual configuração a U.E. precisa ter para entrar para o “Tô na Rede”?

  • Microcomputador ou notebook com acesso à Internet banda larga (Intragov); 
  • Equipamento que disponha de câmera e microfone (assim, os participantes poderão participar com áudio e vídeo nos momentos de interação. Caso neste momento a unidade escolar não dispuser de um microcomputador ou um notebook com câmera e/ou microfone, a interação durante as webconferências poderá ser realizada via chat). 
  • Navegadores/browsers compatíveis, em ordem de recomendação: 
  1. Google Chrome;
  2. Microsoft Internet Explorer 8 ou superior;
  3. Mozilla Firefox.

Como preparar o equipamento para a utilização da webconferência?

Siga o passo-a-passo disponível abaixo que é fundamental para a realização de webconferências junto ao equipamento definido pela unidade escolar!
É uma orientação para o preparo prévio do microcomputador ou do notebook para acesso à solução de webconferência adotada para o “Tô na Rede”. Será realizado um diagnóstico automático para indicar se o equipamento da unidade escolar estará apto para o uso desta ferramenta solicitando, assim, a instalação de um plug-in, que permitirá o uso do recurso.

Clique aqui para acessar o tutorial.


Vamos testar?

É tudo bem simples e rápido. Em três passos, a unidade escolar estará no “Tô na Rede!”:

1)        COMO SE CONECTAR - PREPARAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE AO VIVO:

a)         Clique aquipara realizar o passo a passo para instalação prévia do aplicativo necessário para o uso da ferramenta de webconferência: sugerimos que este preparo seja feitoantes da realização do teste ao vivo!

2)         LEVANTAMENTO TÉCNICO-OPERACIONAL:

a)         Clique no botão vermelho, "Levantamento", no menu lateral à direita, para responder à pesquisa a respeito das condições técnico-operacionais de sua UE;

b)        Selecione a opção "Identificação por Login e Senha" e preencha os dados de acesso considerado o formato ESC-000000.

3)        TESTE AO VIVO JUNTO ÀS UNIDADES ESCOLARES:

a)         Clique no botão azul, disponível no menu lateral à direita, Agenda de testes”:

i)         Verifique a data e a hora de realização do teste de sua unidade escolar;

ii)        Na data e hora agendadas para o teste, copie e cole na barra de endereços de seu navegador o link informado na coluna “URL para realização dos testes”;

iii)      Ao acessar a url do teste, selecione a opção “Entrar como convidado” e identifique-se com o “Nome da unidade escolar”.

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Videoaulas “Africanidades e Afrodescendência”

Resultado de imagem para africanidadesO Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), do Centro de Atendimento Especializado (CAESP), informa que as videoaulas do curso “Africanidades e Afrodescendência” estão disponíveis para utilização de toda a rede de ensino.  As videoaulas estão estruturadas em dois módulos, com quatro temas cada. Os temas estão divididos em 03 a 04 videoaulas: LEIA+ NESTE LINK: https://goo.gl/tMEXQA

Módulo A: História e Cultura Africana

∙ História e cultura africana e afro-brasileira como pré-requisito para o estudo da história do Brasil. 13/08/2014

∙ Africanidade e Afrodescendência: Conceitos do Pan Africanismo para um enfoque de população negra sobre a história e cultura africana. 05/09/2014

∙ Filosofia e Estética africana. 12/09/2014

∙ As tecnologias africanas na formação histórica do Brasil. 26/09/2014

Módulo B: História e Cultura Afrodescendente Brasileira

∙ As organizações de africanos e afrodescendentes na história do Brasil. 03/10/2014

∙ Pensadores negros na história do Brasil. (Desde a colônia ao presente). 10/10/2014

∙ História dos Quilombos. 17/10/2014

∙ Educação Escolar Quilombola. 03/11/2014.

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ILEP - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES DE INGLÊS DO E.M. - PARCERIA COM A EMBAIXADA DOS EUA

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Descrição do programa:

O Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece uma oportunidade para que professores do ensino médio das mais diversas partes do mundo participem em um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos visando:

ü  Fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação;

ü  Criar entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos;

ü  Desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo;

ü  Contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.

Esse programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação. O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2018 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no ILEP possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

A bolsa oferece:
ü  Assistência para o visto de intercâmbio (J-1);
ü  Orientação pré-partida no Brasil;
ü  Passagens de ida e volta no Brasil e nos Estados Unidos;
ü  Orientação de boas-vindas em Washington, DC;
ü  Custos/taxas para a participação no programa;
ü  Hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros participantes);
ü  Seguro-saúde;
ü  Ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa;
ü  Ajuda de custo para compra de um laptop para a realização das atividades acadêmicas;
ü  Ajuda de custo para compra de livros e outros materiais educacionais;
ü  Ajuda de custo para excesso de bagagem;
ü  Seminário de encerramento em Washington, D.C.;
ü  Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

Processo seletivo:

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado até o dia 22 de março de 2017.  Entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado e/ou acessar o site da Secretaria para saber se o seu estado está participando no programa e, também, para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo no seu estado. Não serão aceitos documentos entregues após essa data.

IMPORTANTE:  Não serão aceitas inscrições de candidatos que enviarem o seu material diretamente para a Embaixada dos EUA, para o CONSED e/ou o IREX, organização responsável pela implementação do programa nos Estados Unidos. Todos os interessados deverão se inscrever via Secretaria de Educação do seu estado.

Documentos necessários para efetivar sua inscrição no programa:

ü  Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;

ü  Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);

ü  Carta de recomendação da Secretaria de Educação;

ü  Formulário confirmando licença remunerada caso o candidato seja selecionado para o programa;

ü  Fotografia colorida recente.

Como efetivar sua inscrição no programa:

ü  Enviar, até o dia 22 de março de 2017, para a Secretaria de Educação do seu estado, aos cuidados do coordenador, o formulário devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;

ü  O currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);

ü  O formulário assinado pela Secretaria de Educação do seu estado confirmando sua licença COM VENCIMENTOS, caso você seja aprovado no processo seletivo internacional;

ü  Uma Carta de recomendação da Secretaria de Educação.

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CURSO - SEMI PRESENCIAL: GADGETS "Bugigangas Tecnológicas" e a WEB 3.0

SEGUE ATÉ 31/04/2017 - INSCRIÇÃO DO CURSO (SEMI PRESENCIAL):
GADGETS "Bugigangas Tecnológicas" e a WEB 3.0 em 2017 
 
SAIBA mais 

O curso de formação continuada é destinado aos educadores que atuam nas escolas da Diretoria de Ensino de Campinas Oeste e tem como objetivo principal a produção de projetos em linguagens variadas, considerando a intencionalidade clara de comunicação e valendo-se dos recursos tecnológicos para obter os resultados esperados além de aprimorar, sugerir e compartilhar projetos e experiências na web.

Entre outras expectativas, com esse curso espera-se fornecer subsídios para que o professor possa utilizar pedagogicamente as tecnologias presentes no dia a dia do aluno, tais como internet, redes sociais, busca segura, produção de vídeos, som e imagem, articulados com os recursos disponíveis na WEB 3.0 e com as propostas do Portal Currículo+.

CERTIFICAÇÃO VÁLIDA PARA EVOLUÇÃO FUNCIONAL (60h).  CLIQUE: REGULAMENTO DO CURSO (ALTERANDO PARA O FORMATO EAD (A DISTANCIA) 

Módulo 1 - ARMAZENAMENTO / COMUNICAÇÃO / COMPARTILHAMENTO: (3hs presencial e 12hs a distância) -  Conteúdo: GOOGLE (DOCS) & MICROSOFT (OFFICE 365) e suas possibilidades: Ambientes Compartilhados, navegação e armazenamento em nuvens, utilização de recursos online, possibilidades educacionais, softwares e aplicativos do Office.

Módulo 2 - COMUNICAÇÃO / INFORMAÇÃO:  (3hs presencial e 12hs a distância) - Conteúdo: Google, Sites WordPress, Blogs, Twitter, Facebook, Groups, FanPage, Whatsapp, Ambientes de Criação de Cursos online, Hospedagem e Plataformas gratuitas (ferramentas integradas ao conceito de "nuvem"). 

Módulo 3 - IMAGEM E AÇÃO / COMUNICAÇÃO: (3hs presencial e 12hs a distância)

Módulo 4 - OFICINA DE CRIAÇÃO DE JOGOS / APPS / LINUX EDUCACIONAL: (3hs presencial e 12hs a distância) - Conteúdo:   Criação de APPS, Infográficos, elaboração e/ou mecanismos de busca de objetos digitais de aprendizagem, Portal Currículo+,  Portal do Professor MEC, Ambientes de Criação, Softwares de Autoria, Pesquisa, Troca e Compartilhamento.

Atenção!! As pessoas que preencheram o formulário de pré-inscrição, devem realizar nova inscrição, em virtude da reorganização da carga horária dos módulos e conteúdos:   CLIQUE AQUI: INSCRIÇÕES ATÉ DIA 30/04/2017 

DÚVIDAS: CONTATO COM EMILIA ATRAVÉS DO E-MAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

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  AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO ATÉ DIA 30/04/2017

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