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Material O.T.: EPTV NA ESCOLA e MEDIAÇÃO E LINGUAGEM - 08/05/2017

BAIXAR A APRESENTAÇÃO (PDF) CLIQUE AQUI

BAIXAR A APRESENTAÇÃO (PPT) CLIQUE AQUI

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O concurso tem por objetivos a interação dos alunos com um veículo de comunicação, o conhecimento do processo de produção de um telejornal e a possibilidade de reflexão entre os jovens de temas atuais da sociedade. Os lembretes abaixo se fazem necessários:

 

 O tema desse ano é “Se esta rua, se esta rua fosse minha...” Por quê? Não é?

 Não há necessidade de inscrição no site da EPTV para participar.

 Os professores devem trabalhar/discutir o tema com todos os alunos em sala antes da escrita do texto.

 Cada escola deverá selecionar dois (2) textos que devem ser escritos em formulário próprio juntamente com a Termo de Responsabilidade obtidos no site: www.eptvnaescola.com.br e entregues no Núcleo Pedagógico até dia 15/06/2017 para seleção dos 30 alunos que representarão a Diretoria de Ensino no dia da visita em 29/08/17.

 A escola deverá entregar também nesse dia o total de alunos participantes do concurso

 No site mencionado acima há informações/detalhes sobre regras para composição do texto e vídeo de apresentação do concurso.

VEJA TODA AS ORIENTAÇÕES AQUI: http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/eptv-na-escola-campinas/

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CURSO: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS – MÓDULO 2.

Comunicamos que estão abertas as inscrições para o curso:

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS – MÓDULO 2 com carga horária de 32h, sendo: 24h presenciais e 08h à distância.                            

As vagas são destinadas para os professores de Matemática que atuam em salas dos Anos Finais do EF e Ensino Médio, com vínculo na rede estadual de ensino e que não realizaram o modulo 1 em 2016.

Serão oferecidas 30 vagas para as aulas que acontecerão na sede da Diretoria de Ensino, fora do horário de trabalho do professor com início previsto em 03/06/2017Informamos, ainda, que as vagas serão preenchidas, respeitando a ordem de chegada das inscrições.      

Os interessados devem preencher suas inscrições no link: https://goo.gl/2IM4QI até o dia 26/05/2017.

Maiores informações, entrar em contato pelo telefone 37722778 ou 37722657.

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ACESSO A INTRANET E SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL

ASSISTA AO VIDEO ELABORADO PELA SEE OU LEIA AS ORIENTAÇÕES:

ATENÇÃO!! A partir de agora, o acesso à Intranet Espaço do Servidor mudou e será feito SOMENTE com seu e-mail institucional   @PROFESSOR   (NO PRIMEIRO ACESSO, É PRECISO HABILITAR O EMAIL INSTITUCIONAL DENTRO DA PLATAFORMA DA MICROSOFT LOCALIZADA NESTE ENDEREÇO: https://login.microsoftonline.com

PROCEDIMENTOS:

1. Caso ainda não tenha o e-mail institucional (@educacao.sp.gov.br), acesse a Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/ e crie sua conta. Caso não tenha a senha peça para redefenir ou clique em esqueci a senha. 

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2. No topo superior da tela, será gerado dois e-mails institucionais, o primeiro é da microsoft e o segundo é do google, para acesso ao portal da Intranet será utilizado a senha da microsoft que tem o dominio @professor.sp.gov.br

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3. Acesse o portal da Intranet:  http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/ e insira seu email institucional. 

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4. Será enviado uma mensagem para o seu EMAIL INSTITUCIONAL @PROFESSOR com um link de confirmação que o redirecionará para a intranet. Este procedimento será feito apenas uma vez para validar e ativar sua conta. Apenas neste primeiro acesso. 

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Clique Neste endereço https://login.microsoftonline.com/ para abrir seu email institucional da microsoft, entre em emails, acerte o fuso horário para 3h Brasilia, vá até sua caixa de entrada, abra o email da intranet, clique sobre o link e pronto, será redirecionada para o Portal Intranet. Lembrando que este procedimento será feito apenas no primeiro acesso.  Seguindo estes passos é para dar tudo certo. Em alguns casos, esta confirmação leva até 24horas para chegar ao e-mail.  Aproveite para baixar seu OFFICE 365.

 

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Em caso de dúvidas em relação a SED encaminhe um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Para agilizar o atendimento não se esqueça de encaminhar o print da tela juntamente com os dados básicos como, por exemplo: Escola, Diretoria de Ensino, nome e CPF do usuário, turma, disciplina, tipo de ensino, RA do aluno, telefone para contato, etc.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o PORTAL INTRANET, encaminhe e-mail para:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para 0800 77 00012

Fonte SEE on@twitter: http://goo.gl/APPQJH

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A Intel e a FEBRACE oferece dois cursos on-line e gratuitos para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio)

 A Intel e a FEBRACE criaram a plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - APICE para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científica

Navegue pelo site: http://apice.febrace.org.br/apice

Sobre os Cursos: A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia - APICE oferece dois cursos on-line para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio) e ensino técnico, são eles: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia. Com uma linguagem dinâmica (fotos e vídeos) e atividades interativas, a APICE oferece conteúdo para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas.

No curso de Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos, professores e estudantes conhecerão os passos para iniciar e desenvolver um projeto de pesquisa e para apresentá-lo em feiras e mostras científicas nacionais e internacionais.

No curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências, professores e/ou gestores vão entender os diferentes aspectos da organização e realização de uma feira de ciências nos padrões de feiras nacionais

Comece agora mesmo!

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ATENÇÃO!! LIVROS DIDÁTICOS

A Coordenadoria de Gestão de Educação Básica informa que tanto o governo estadual como o federal, por meio de seus órgãos centrais e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, respectivamente, não recolhem livros didáticos existentes nas escolas, mesmo os com prazos de validade expirados. Portanto, não há autorização para que empresas ou quaisquer instituições recolham livros nas unidades escolares.
Esclarecemos que esta Secretaria e o MEC estão recebendo informações de que há pessoas utilizando o nome das Secretarias de Educação e do FNDE para o recolhimento desses materiais nas escolas.
Enfatizamos que os procedimentos a serem adotados para o desfazimento de livros didáticos do PNLD ou outros materiais didáticos e/ou de apoio (revistas, catálogos, fascículos, atlas, etc.) devem ser os descritos na Resolução SE 83, de 17/12/2013 (CLIQUE AQUI).
 
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OLIMPIADA INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA

14ª Olimpíada Internacional de Geografia

De  2 a 8 de agosto de 2017, em Belgrado, Sérvia, acontecerá a 14ª Olimpíada Internacional de Geografia.
A Olimpíada Internacional de Geografia (iGeo - International Geography Olympiad) é uma competição para os melhores estudantes de geografia de 16 a 19 anos de todo o mundo. Quatro estudantes representam cada país em uma série de testes de Geografia. Um líder de equipe adulto e um membro do Conselho Internacional acompanham cada equipe nacional. O idioma oficial do iGeo é o inglês.
Para mais informações acesse a página oficial do evento:

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Cyberbullying e Navegação Segura - 2017

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A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo reforça o compromisso da escola e dos educadores com a diminuição da vulnerabilidade de crianças e adolescentes em situações que possam vir a comprometer a integridade física, psíquica e emocional dos estudantes.

É crescente o número de adolescentes que necessitam de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento. O primeiro e mais decisivo passo para vencer as dificuldades pessoais é a reconciliação do jovem consigo mesmo e com os outros. Isso exige que se propicie uma possibilidade de socialização que concretize um caminho mais digno e humano para a vida.

À equipe escolar compete promover o protagonismo de adolescentes e jovens, que pressupõe uma relação dialógica entre participação, responsabilização e criatividade como mecanismos de fortalecimento na perspectiva de educar para a valorização da vida.

Dessa forma, os gestores e educadores da rede pública de educação deverão reforçar as ações pedagógicas de conscientização quanto ao uso seguro da internet e temas relacionados à melhoria da convivência no ambiente escolar, como o bullying. Assim, se faz necessária a atenção no que se refere a qualquer manifestação ou comportamento que fuja ao cotidiano, deixando abertos canais de comunicação entre todos os membros da comunidade escolar. Ao perceber qualquer atitude alheia ao considerado comum na rotina da escola, a mesma pode e deve comunicá-la aos órgãos competentes para que ações sejam desenvolvidas.

A adolescência, como todos sabem, é um período da vida marcado por mudanças, incertezas e experimentações. É uma fase rica em sonhos e aprendizados, mas também carregada de riscos e armadilhas”.

Nessa fase, os jovens são mobilizados pela necessidade de se sentir valorizados e pertencentes a um grupo, estando mais suscetíveis a aderir desafios que comprometam sua integridade, principalmente por estarem “[...]vulneráveis, permanentemente motivados pelo legítimo desejo de explorar, conhecer, questionar e fragilizados por outro traço também muito comum nessa fase da vida: a traiçoeira sensação de serem eternos, imortais e infalíveis” (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2015, p. 9).

Por isso, é importante que a equipe escolar passe a observar de perto mudanças de comportamento, fazendo com que o estudante se sinta seguro para socializar situações que possam colocá-lo em risco.

Considerando o atual contexto, é possível promover ações que possam apoiar a equipe na perspectiva de integração dos adolescentes e jovens no ambiente escolar, tais como:

1- Criar espaços para o desenvolvimento da Pedagogia da Presença:

Princípio segundo o qual a presença de todos os profissionais da escola deve ser afirmativa na vida dos alunos. Espera-se que esta presença afirmativa promova a compreensão do sentido de sua vida, o que requer um novo olhar para seus estudos, a convivência, a colaboração, a solidariedade, os valores, etc.

2- Incentivar a equipe escolar a fazer a tutoria com os seus alunos:

A Tutoria caracteriza-se pelo atendimento e o acompanhamento dos alunos em sua formação integral, tendo em vista seu pleno desenvolvimento. Para isso, é necessário que o tutor tenha uma “escuta ativa”.
 Sendo acolhedor, buscando compreender os pensamentos e sentimentos do aluno;
 Estando disponível para ouvi-lo.;
 Mesmo que discorde das opiniões e/ou das ações do estudante, respeite o que ele pensa,
tendo uma postura ética e acolhedora que incentive uma curiosidade crítica e uma prática reflexiva sobre suas opiniões a partir de outras perspectivas.

3- Desenvolver ações protagonistas entre adolescentes e jovens:

A formação de jovens protagonistas pressupõe a concepção dos adolescentes e jovens como fonte de iniciativa e não simplesmente como receptores ou porta-vozes daquilo que os alunos dizem ou fazem com relação a eles, proporcionando-lhes espaços e mecanismos de escuta e participação autônoma, consequente e democrática. Os Grêmios estudantis, Clubes Juvenis, participação em colegiados escolares são bons exemplos de protagonismo.

4- Incentivar os alunos na construção de seus Projetos de Vida:

Ter um Projeto de Vida é refletir sobre o que se quer para seu futuro e planejar ações concretas para chegar lá. É o traçado entre o ser e o querer ser. O Projeto de Vida é um meio de motivar os alunos a fazerem bom uso de suas oportunidades, cabendo aos estudantes a corresponsabilidade do seu desenvolvimento.

5- Orientar as famílias em relação às crianças, adolescentes e jovens a:

 Instruí-los a não adicionar estranhos às redes sociais;
 Controlar o uso da Internet em determinados horários;
 Monitorar o uso das redes sociais;
 Atentar-se à perda de vínculo familiar, isolamento e/ou mudanças nas relações de
amizade;

E, principalmente, acolhê-los e conversar sempre!

ACESSE O BOLETIM: CLIQUE AQUI (pdf) 

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Objetivo é conscientizar e prevenir o cyberbullying entre os jovens e educadores. 

Nos últimos anos, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação mudou a forma de relacionamentos e interação entre as pessoas.

Neste sentido, a campanha Chega de Bullying: Não Fique Calado criou uma nova cartilha que traz como tema justamente o cyberbullying - forma de assédio ou perseguição que acontece entre pessoas da mesma idade usando a internet.

O objetivo desta formação e dos materiais aqui disponibilizados, é permitir que educadores possam conscientizar pais, alunos e a comunidade escolar, sobre as consequências que o mau uso da internet pode trazer à vida de outras pessoas.

As propostas apresentadas e os sites de referência, promovem a boa convivência com as demais pessoas na internet e orientam sobre como devemos agir diante de uma situação de cyberbulling e ainda traz atividades que permitam a reflexão e ação em relação ao tema. 

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