• Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste

  • Participe e Conheça o To na Rede

  • Campinas: Nossa Princesa do Oeste

  • Conheça o site Escolas DECOE - Espaço de Professores e Escolas

  • Curta e Siga:FanPage no Facebook

  • Cadastro Emergencial: Sem previsão

  • CONHEÇA O SITE: http://decampinasoeste.com.br/gremiodecoe/

  • Seja um seguidor de nosso Twitter @decampinasoeste

Copyright 2017 - Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste

Formulário de Contato

fale22

Atribuição de Aulas/Classes

Atribuicao de aulas

Plantão de Supervisores

images (1).jpg

Home Núcleo Pedagógico

PRÉ INSCRIÇÃO: CURSOS DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Capa do programa - Capa principal

Sobre o Formação pela Escola

É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Cada módulo compreende 40 horas com prazo de ATÉ 30 dias para a conclusão na modalidade a distância.

- Somente um encontro presencial para o entendimento das ferramentas de publicação e interação no ambiente virtual e um encontro final para a entrega e publicação da atividade final. (As datas dos encontros presenciais serão definidas posteriormente)

- O curso pode ser realizado por Supervisores, Professores Coordenadores, PCNP, PC, Professores em Sala de Aula, Diretores, Vice-Diretores, Secretários, Agentes e Oficiais;

- Integrantes das Redes Municipal (CAMPINAS - VALINHOS E VINHEDO) e Rede Particular, também destes municípios, também podem participar.

ATENÇÃO!! SOMENTE PROFISSIONAIS DOS MUNICIPIOS DE CAMPINAS, VALINHOS E VINHEDO - SP - PODEM PARTICIPAR DESTA TURMA, OS DEMAIS, POR GENTILEZA, PROCUREM OS TUTORES DE SUAS RESPECTIVAS LOCALIDADES / ESTADOS
DÚVIDAS: ENTRAR EM CONTATO SOMENTE ATRAVÉS DO EMAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONHEÇA OS PROGRAMAS OFERECIDOS: CLIQUE AQUI  

Inscrições

As vagas são limitadas a 40 alunos por turma. A pré-matrícula é efetivada por meio de formulário próprio, que deve ser preenchido com os dados completos do cursista, a indicação do(s) curso(s) de interesse: 

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI 

 formacao escola

 barra

Cyberbullying e Navegação Segura - 2017

 Objetivo é conscientizar e prevenir o cyberbullying entre os jovens e educadores. 

Nos últimos anos, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação mudou a forma de relacionamentos e interação entre as pessoas.

Neste sentido, a campanha Chega de Bullying: Não Fique Calado criou uma nova cartilha que traz como tema justamente o cyberbullying - forma de assédio ou perseguição que acontece entre pessoas da mesma idade usando a internet.

O objetivo desta formação e dos materiais aqui disponibilizados, é permitir que educadores possam conscientizar pais, alunos e a comunidade escolar, sobre as consequências que o mau uso da internet pode trazer à vida de outras pessoas.

As propostas apresentadas e os sites de referência, promovem a boa convivência com as demais pessoas na internet e orientam sobre como devemos agir diante de uma situação de cyberbulling e ainda traz atividades que permitam a reflexão e ação em relação ao tema. 

barra

barra

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Você sabia?

- 2013 foi o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O ano foi definido pela UNESCO como forma de incentivar o uso racional dos recursos hídricos do planeta.

Sugerimos uma série Educomunicativa sobre a vida nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí idealizada com o objetivo de trazer um processo educativo para a Câmara Técnica para auxiliar profissionais da Educação com vídeos regionais com as características e projetos das regiões de nossas bacias hidrográficas.

O Saber das Águashttps://goo.gl/OtB1In

barra

Videoaulas “Africanidades e Afrodescendência”

Resultado de imagem para africanidadesO Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), do Centro de Atendimento Especializado (CAESP), informa que as videoaulas do curso “Africanidades e Afrodescendência” estão disponíveis para utilização de toda a rede de ensino.  As videoaulas estão estruturadas em dois módulos, com quatro temas cada. Os temas estão divididos em 03 a 04 videoaulas: LEIA+ NESTE LINK: https://goo.gl/tMEXQA

Módulo A: História e Cultura Africana

∙ História e cultura africana e afro-brasileira como pré-requisito para o estudo da história do Brasil. 13/08/2014

∙ Africanidade e Afrodescendência: Conceitos do Pan Africanismo para um enfoque de população negra sobre a história e cultura africana. 05/09/2014

∙ Filosofia e Estética africana. 12/09/2014

∙ As tecnologias africanas na formação histórica do Brasil. 26/09/2014

Módulo B: História e Cultura Afrodescendente Brasileira

∙ As organizações de africanos e afrodescendentes na história do Brasil. 03/10/2014

∙ Pensadores negros na história do Brasil. (Desde a colônia ao presente). 10/10/2014

∙ História dos Quilombos. 17/10/2014

∙ Educação Escolar Quilombola. 03/11/2014.

 barra

CURSO - SEMI PRESENCIAL: GADGETS "Bugigangas Tecnológicas" e a WEB 3.0

SEGUE ATÉ 31/04/2017 - INSCRIÇÃO DO CURSO (SEMI PRESENCIAL):
GADGETS "Bugigangas Tecnológicas" e a WEB 3.0 em 2017 
 
SAIBA mais 

O curso de formação continuada é destinado aos educadores que atuam nas escolas da Diretoria de Ensino de Campinas Oeste e tem como objetivo principal a produção de projetos em linguagens variadas, considerando a intencionalidade clara de comunicação e valendo-se dos recursos tecnológicos para obter os resultados esperados além de aprimorar, sugerir e compartilhar projetos e experiências na web.

Entre outras expectativas, com esse curso espera-se fornecer subsídios para que o professor possa utilizar pedagogicamente as tecnologias presentes no dia a dia do aluno, tais como internet, redes sociais, busca segura, produção de vídeos, som e imagem, articulados com os recursos disponíveis na WEB 3.0 e com as propostas do Portal Currículo+.

CERTIFICAÇÃO VÁLIDA PARA EVOLUÇÃO FUNCIONAL (60h).  CLIQUE: REGULAMENTO DO CURSO (ALTERANDO PARA O FORMATO EAD (A DISTANCIA) 

Módulo 1 - ARMAZENAMENTO / COMUNICAÇÃO / COMPARTILHAMENTO: (3hs presencial e 12hs a distância) -  Conteúdo: GOOGLE (DOCS) & MICROSOFT (OFFICE 365) e suas possibilidades: Ambientes Compartilhados, navegação e armazenamento em nuvens, utilização de recursos online, possibilidades educacionais, softwares e aplicativos do Office.

Módulo 2 - COMUNICAÇÃO / INFORMAÇÃO:  (3hs presencial e 12hs a distância) - Conteúdo: Google, Sites WordPress, Blogs, Twitter, Facebook, Groups, FanPage, Whatsapp, Ambientes de Criação de Cursos online, Hospedagem e Plataformas gratuitas (ferramentas integradas ao conceito de "nuvem"). 

Módulo 3 - IMAGEM E AÇÃO / COMUNICAÇÃO: (3hs presencial e 12hs a distância)

Módulo 4 - OFICINA DE CRIAÇÃO DE JOGOS / APPS / LINUX EDUCACIONAL: (3hs presencial e 12hs a distância) - Conteúdo:   Criação de APPS, Infográficos, elaboração e/ou mecanismos de busca de objetos digitais de aprendizagem, Portal Currículo+,  Portal do Professor MEC, Ambientes de Criação, Softwares de Autoria, Pesquisa, Troca e Compartilhamento.

Atenção!! As pessoas que preencheram o formulário de pré-inscrição, devem realizar nova inscrição, em virtude da reorganização da carga horária dos módulos e conteúdos:   CLIQUE AQUI: INSCRIÇÕES ATÉ DIA 30/04/2017 

DÚVIDAS: CONTATO COM EMILIA ATRAVÉS DO E-MAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO: REDES DE APRENDIZAGEM : https://www.facebook.com/groups/TECAMPINASOESTE/

SIGA A FANPAGE: https://www.facebook.com/decampinasoeste

SIGA A FANPAGE: CAMPINAS EM FOCO:https://www.facebook.com/Campinas-em-Foco-405945229553470/

  AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO ATÉ DIA 30/04/2017

destaque 09

barra

OLIMPIADA INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA

14ª Olimpíada Internacional de Geografia

De  2 a 8 de agosto de 2017, em Belgrado, Sérvia, acontecerá a 14ª Olimpíada Internacional de Geografia.
A Olimpíada Internacional de Geografia (iGeo - International Geography Olympiad) é uma competição para os melhores estudantes de geografia de 16 a 19 anos de todo o mundo. Quatro estudantes representam cada país em uma série de testes de Geografia. Um líder de equipe adulto e um membro do Conselho Internacional acompanham cada equipe nacional. O idioma oficial do iGeo é o inglês.
Para mais informações acesse a página oficial do evento:

14ª OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE GEOGRAFIAbarra

ACESSO A INTRANET E SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL

ASSISTA AO VIDEO ELABORADO PELA SEE OU LEIA AS ORIENTAÇÕES:

ATENÇÃO!! A partir de agora, o acesso à Intranet Espaço do Servidor mudou e será feito SOMENTE com seu e-mail institucional   @PROFESSOR   (NO PRIMEIRO ACESSO, É PRECISO HABILITAR O EMAIL INSTITUCIONAL DENTRO DA PLATAFORMA DA MICROSOFT LOCALIZADA NESTE ENDEREÇO: https://login.microsoftonline.com

PROCEDIMENTOS:

1. Caso ainda não tenha o e-mail institucional (@educacao.sp.gov.br), acesse a Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/ e crie sua conta. Caso não tenha a senha peça para redefenir ou clique em esqueci a senha. 

sedesq

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. No topo superior da tela, será gerado dois e-mails institucionais, o primeiro é da microsoft e o segundo é do google, para acesso ao portal da Intranet será utilizado a senha da microsoft que tem o dominio @professor.sp.gov.br

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Acesse o portal da Intranet:  http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/ e insira seu email institucional. 

3

 

4. Será enviado uma mensagem para o seu EMAIL INSTITUCIONAL @PROFESSOR com um link de confirmação que o redirecionará para a intranet. Este procedimento será feito apenas uma vez para validar e ativar sua conta. Apenas neste primeiro acesso. 

4

Clique Neste endereço https://login.microsoftonline.com/ para abrir seu email institucional da microsoft, entre em emails, acerte o fuso horário para 3h Brasilia, vá até sua caixa de entrada, abra o email da intranet, clique sobre o link e pronto, será redirecionada para o Portal Intranet. Lembrando que este procedimento será feito apenas no primeiro acesso.  Seguindo estes passos é para dar tudo certo. Em alguns casos, esta confirmação leva até 24horas para chegar ao e-mail.  Aproveite para baixar seu OFFICE 365.

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

Em caso de dúvidas em relação a SED encaminhe um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Para agilizar o atendimento não se esqueça de encaminhar o print da tela juntamente com os dados básicos como, por exemplo: Escola, Diretoria de Ensino, nome e CPF do usuário, turma, disciplina, tipo de ensino, RA do aluno, telefone para contato, etc.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o PORTAL INTRANET, encaminhe e-mail para:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para 0800 77 00012

Fonte SEE on@twitter: http://goo.gl/APPQJH

barra

Parabéns para todos os envolvidos! ciência & arte nas férias!!

Exibindo banner_site_caf_2017.png

A estudante Fernanda Teixeira de Oliveira da EE Jornalista Roberto Marinho foi destaque na Cerimônia de Encerramento da 15ª Edição do Programa Ciência & Arte nas Férias para proferir o  discurso em nome de todos os participantes das escolas públicas.

IMG 20170203 152914419 HDR

Vale ressaltar que neste ano de 2017 a Diretoria de Ensino Região Campinas Oeste teve uma participação bastante significativa com 90 estudantes de 33 escolas.

Gostaríamos de agradecer a parceria com a Unicamp e PRP – Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp que possibilita com esse programa, anualmente, o despertar de novos talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas.

CONFIRA: ESTUDANTES E ESCOLAS PARTICIPANTES: CLIQUE AQUI

IMG 20170203 135017324

img comunidade caf interna 6 04012017

Link: https://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2017/

Link: https://www.facebook.com/Cienciaeartenasferias

barra

Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste 2016

Copyright © 2017 Diretoria de Ensino Região Campinas Oeste. Todos os direitos reservados.
Joomla! é software gratuito disponibilizado sob a Licença Pública Geral GNU

Faça sua busca no site

f t g m

Espaço dos Professores

 

caseteacher e2c362bebb17e35062d2ec3a23dfe5bf

Espaço das Escolas

 caseuniversity cb5ab7c49cb0c9e2ec42b0dc17c80060

Espaço dos Alunos

 

casestudent 19edf0689166734579a5eb54d4dc2c56