• .

  • .

  • .

  • .

  • .

  • .

  • .

  • .

Copyright 2017 - Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste

Formulário de Contato

fale22

Atribuição de Aulas/Classes

Atribuicao de aulas

Plantão de Supervisores

images (1).jpg

Home Núcleo Pedagógico

EXPEDIÇÃO OFFICE 365 - PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO - P.C. / PCNPS / GESTORES / GOE

Microsoft Office 365 – Obtenha o Office mais recente no computador, telefone e tablet.

ATENÇÃO!! PROFESSORES COORDENADORES / GESTORES / G.O.E: 

Formulário: Preencha as informações e validação dos emails:  CLIQUE AQUI

ASSISTA AO VIDEO ELABORADO PELA SEE OU LEIA AS ORIENTAÇÕES:

Tutorial para professoreshttps://youtu.be/aG8siiIOqFQ

Tutorial para servidoreshttps://youtu.be/4WO517_dIAQ

É PRECISO HABILITAR O EMAIL INSTITUCIONAL DENTRO DA PLATAFORMA DA MICROSOFT LOCALIZADA NESTE ENDEREÇO: https://login.microsoftonline.com

PROCEDIMENTOS:

1. Caso ainda não tenha o e-mail institucional (@educacao.sp.gov.br), acesse a Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/ e crie sua conta. Caso não tenha a senha peça para redefenir ou clique em esqueci a senha. 

sedesq

 

 

 

 

 

 

 

 

2. No topo superior da tela, será gerado dois e-mails institucionais, o primeiro é da microsoft e o segundo é do google, para acesso ao portal  https://login.microsoftonline.com será utilizado a senha da microsoft que tem o dominio @professor.sp.gov.br

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Clique Neste endereço https://login.microsoftonline.com/ para abrir seu email institucional da microsoft, entre em emails, acerte o fuso horário para 3h Brasilia, vá até sua caixa de entrada, abra o email da intranet, clique sobre o link e pronto, será redirecionada para o Portal Intranet. Lebrando que este procedimento será feito apenas no primeiro acesso.  Seguindo estes passos é para dar tudo certo. Em alguns casos, esta confirmação leva até 24horas para chegar ao e-mail.  

Aproveite para baixar seu OFFICE 365. São 10(dez) licenças de uso que podem ser instaladas. Todos os alunos e servidores possuem este acesso. Repasse esta informação entre colegas e alunos!! 

5

 

 

 

 

 

 

 

Em caso de dúvidas em relação a SED encaminhe um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Para agilizar o atendimento não se esqueça de encaminhar o print da tela juntamente com os dados básicos como, por exemplo: Escola, Diretoria de Ensino, nome e CPF do usuário, turma, disciplina, tipo de ensino, RA do aluno, telefone para contato, etc.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o PORTAL INTRANET, encaminhe e-mail para:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para 0800 77 00012

Fonte SEE on@twitter: http://goo.gl/APPQJH

barra

ACESSO A INTRANET E SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL

ASSISTA AO VIDEO ELABORADO PELA SEE OU LEIA AS ORIENTAÇÕES:

ATENÇÃO!! A partir de agora, o acesso à Intranet Espaço do Servidor mudou e será feito SOMENTE com seu e-mail institucional   @PROFESSOR   (NO PRIMEIRO ACESSO, É PRECISO HABILITAR O EMAIL INSTITUCIONAL DENTRO DA PLATAFORMA DA MICROSOFT LOCALIZADA NESTE ENDEREÇO: https://login.microsoftonline.com

PROCEDIMENTOS:

1. Caso ainda não tenha o e-mail institucional (@educacao.sp.gov.br), acesse a Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/ e cheque sua conta. Caso não tenha a senha peça para redefenir ou clique em esqueci a senha. 

sedesq

 

 

 

 

 

 

 

 2. No topo superior da tela, será gerado dois e-mails institucionais, o primeiro é da microsoft e o segundo é do google, para acesso ao portal da Intranet será utilizado a senha da microsoft que tem o dominio @professor.sp.gov.br

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 3. Acesse o portal da Intranet:  http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/ e insira seu email institucional. 

3

4. Será enviado uma mensagem para o seu EMAIL INSTITUCIONAL @PROFESSOR com um link de confirmação que o redirecionará para a intranet. Este procedimento será feito apenas uma vez para validar e ativar sua conta. Apenas neste primeiro acesso. 

4

Clique Neste endereço https://login.microsoftonline.com/ para abrir seu email institucional da microsoft, entre em emails, acerte o fuso horário para 3h Brasilia, vá até sua caixa de entrada, abra o email da intranet, clique sobre o link e pronto, será redirecionada para o Portal Intranet. Lembrando que este procedimento será feito apenas no primeiro acesso.  Seguindo estes passos é para dar tudo certo. Em alguns casos, esta confirmação leva até 24horas para chegar ao e-mail.  Aproveite para baixar seu OFFICE 365.

5

 

 

 

 

 

 

 

 

Em caso de dúvidas em relação a SED encaminhe um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Para agilizar o atendimento não se esqueça de encaminhar o print da tela juntamente com os dados básicos como, por exemplo: Escola, Diretoria de Ensino, nome e CPF do usuário, turma, disciplina, tipo de ensino, RA do aluno, telefone para contato, etc.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o PORTAL INTRANET, encaminhe e-mail para:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para 0800 77 00012

Fonte SEE on@twitter: http://goo.gl/APPQJH

barra

PRÉ INSCRIÇÃO: CURSOS DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Capa do programa - Capa principal

Sobre o Formação pela Escola

É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Cada módulo compreende 40 horas com prazo de ATÉ 30 dias para a conclusão na modalidade a distância.

- Somente um encontro presencial para o entendimento das ferramentas de publicação e interação no ambiente virtual e um encontro final para a entrega e publicação da atividade final. (As datas dos encontros presenciais serão definidas posteriormente)

- O curso pode ser realizado por Supervisores, Professores Coordenadores, PCNP, PC, Professores em Sala de Aula, Diretores, Vice-Diretores, Secretários, Agentes e Oficiais;

- Integrantes das Redes Municipal (CAMPINAS - VALINHOS E VINHEDO) e Rede Particular, também destes municípios, também podem participar.

ATENÇÃO!! SOMENTE PROFISSIONAIS DOS MUNICIPIOS DE CAMPINAS, VALINHOS E VINHEDO - SP - PODEM PARTICIPAR DESTA TURMA, OS DEMAIS, POR GENTILEZA, PROCUREM OS TUTORES DE SUAS RESPECTIVAS LOCALIDADES / ESTADOS
DÚVIDAS: ENTRAR EM CONTATO SOMENTE ATRAVÉS DO EMAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONHEÇA OS PROGRAMAS OFERECIDOS: CLIQUE AQUI  

Inscrições

As vagas são limitadas a 30 alunos por turma (sendo que o mínimo é a formação de duas turmas). A pré-matrícula é efetivada por meio de formulário próprio, que deve ser preenchido com os dados completos do cursista, a indicação do(s) curso(s) de interesse: 

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI 

 formacao escola

 barra

CURSO - SEMI PRESENCIAL: GADGETS "Bugigangas Tecnológicas" e a WEB 3.0

SEGUE ATÉ 31/09/2017 - INSCRIÇÃO DO CURSO (SEMI PRESENCIAL):
GADGETS "Bugigangas Tecnológicas" e a WEB 3.0 em 2017 
 
SAIBA mais 

O curso de formação continuada é destinado aos educadores que atuam nas escolas da Diretoria de Ensino de Campinas Oeste e tem como objetivo principal a produção de projetos em linguagens variadas, considerando a intencionalidade clara de comunicação e valendo-se dos recursos tecnológicos para obter os resultados esperados além de aprimorar, sugerir e compartilhar projetos e experiências na web.

Entre outras expectativas, com esse curso espera-se fornecer subsídios para que o professor possa utilizar pedagogicamente as tecnologias presentes no dia a dia do aluno, tais como internet, redes sociais, busca segura, produção de vídeos, som e imagem, articulados com os recursos disponíveis na WEB 3.0 e com as propostas do Portal Currículo+.

CERTIFICAÇÃO VÁLIDA PARA EVOLUÇÃO FUNCIONAL (60h).  CLIQUE: REGULAMENTO DO CURSO (ALTERANDO PARA O FORMATO EAD (A DISTANCIA) 

Módulo 1 - ARMAZENAMENTO / COMUNICAÇÃO / COMPARTILHAMENTO: (3hs presencial e 12hs a distância) -  Conteúdo: GOOGLE (DOCS) & MICROSOFT (OFFICE 365) e suas possibilidades: Ambientes Compartilhados, navegação e armazenamento em nuvens, utilização de recursos online, possibilidades educacionais, softwares e aplicativos do Office.

Módulo 2 - COMUNICAÇÃO / INFORMAÇÃO:  (3hs presencial e 12hs a distância) - Conteúdo: Google, Sites WordPress, Blogs, Twitter, Facebook, Groups, FanPage, Whatsapp, Ambientes de Criação de Cursos online, Hospedagem e Plataformas gratuitas (ferramentas integradas ao conceito de "nuvem"). 

Módulo 3 - IMAGEM E AÇÃO / COMUNICAÇÃO: (3hs presencial e 12hs a distância)

Módulo 4 - OFICINA DE CRIAÇÃO DE JOGOS / APPS / LINUX EDUCACIONAL: (3hs presencial e 12hs a distância) - Conteúdo:   Criação de APPS, Infográficos, elaboração e/ou mecanismos de busca de objetos digitais de aprendizagem, Portal Currículo+,  Portal do Professor MEC, Ambientes de Criação, Softwares de Autoria, Pesquisa, Troca e Compartilhamento.

Atenção!! As pessoas que preencheram o formulário de pré-inscrição, devem realizar nova inscrição, em virtude da reorganização da carga horária dos módulos e conteúdos:   CLIQUE AQUI: INSCRIÇÕES ATÉ DIA 31/09/2017

DÚVIDAS: CONTATO COM EMILIA ATRAVÉS DO E-MAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO: REDES DE APRENDIZAGEM : https://www.facebook.com/groups/TECAMPINASOESTE/

SIGA A FANPAGE: https://www.facebook.com/decampinasoeste

SIGA A FANPAGE: CAMPINAS EM FOCO:https://www.facebook.com/Campinas-em-Foco-405945229553470/

  AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO ATÉ DIA 31/09/2017

destaque 09

barra

A Intel e a FEBRACE oferece dois cursos on-line e gratuitos para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio)

 A Intel e a FEBRACE criaram a plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - APICE para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científica

Navegue pelo site: http://apice.febrace.org.br/apice

Sobre os Cursos: A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia - APICE oferece dois cursos on-line para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio) e ensino técnico, são eles: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia. Com uma linguagem dinâmica (fotos e vídeos) e atividades interativas, a APICE oferece conteúdo para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas.

No curso de Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos, professores e estudantes conhecerão os passos para iniciar e desenvolver um projeto de pesquisa e para apresentá-lo em feiras e mostras científicas nacionais e internacionais.

No curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências, professores e/ou gestores vão entender os diferentes aspectos da organização e realização de uma feira de ciências nos padrões de feiras nacionais

Comece agora mesmo!

barra

Cyberbullying e Navegação Segura - 2017

48dd3d94 a396 4c10 9095 146de91c95fb

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo reforça o compromisso da escola e dos educadores com a diminuição da vulnerabilidade de crianças e adolescentes em situações que possam vir a comprometer a integridade física, psíquica e emocional dos estudantes.

É crescente o número de adolescentes que necessitam de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento. O primeiro e mais decisivo passo para vencer as dificuldades pessoais é a reconciliação do jovem consigo mesmo e com os outros. Isso exige que se propicie uma possibilidade de socialização que concretize um caminho mais digno e humano para a vida.

À equipe escolar compete promover o protagonismo de adolescentes e jovens, que pressupõe uma relação dialógica entre participação, responsabilização e criatividade como mecanismos de fortalecimento na perspectiva de educar para a valorização da vida.

Dessa forma, os gestores e educadores da rede pública de educação deverão reforçar as ações pedagógicas de conscientização quanto ao uso seguro da internet e temas relacionados à melhoria da convivência no ambiente escolar, como o bullying. Assim, se faz necessária a atenção no que se refere a qualquer manifestação ou comportamento que fuja ao cotidiano, deixando abertos canais de comunicação entre todos os membros da comunidade escolar. Ao perceber qualquer atitude alheia ao considerado comum na rotina da escola, a mesma pode e deve comunicá-la aos órgãos competentes para que ações sejam desenvolvidas.

A adolescência, como todos sabem, é um período da vida marcado por mudanças, incertezas e experimentações. É uma fase rica em sonhos e aprendizados, mas também carregada de riscos e armadilhas”.

Nessa fase, os jovens são mobilizados pela necessidade de se sentir valorizados e pertencentes a um grupo, estando mais suscetíveis a aderir desafios que comprometam sua integridade, principalmente por estarem “[...]vulneráveis, permanentemente motivados pelo legítimo desejo de explorar, conhecer, questionar e fragilizados por outro traço também muito comum nessa fase da vida: a traiçoeira sensação de serem eternos, imortais e infalíveis” (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2015, p. 9).

Por isso, é importante que a equipe escolar passe a observar de perto mudanças de comportamento, fazendo com que o estudante se sinta seguro para socializar situações que possam colocá-lo em risco.

Considerando o atual contexto, é possível promover ações que possam apoiar a equipe na perspectiva de integração dos adolescentes e jovens no ambiente escolar, tais como:

1- Criar espaços para o desenvolvimento da Pedagogia da Presença:

Princípio segundo o qual a presença de todos os profissionais da escola deve ser afirmativa na vida dos alunos. Espera-se que esta presença afirmativa promova a compreensão do sentido de sua vida, o que requer um novo olhar para seus estudos, a convivência, a colaboração, a solidariedade, os valores, etc.

2- Incentivar a equipe escolar a fazer a tutoria com os seus alunos:

A Tutoria caracteriza-se pelo atendimento e o acompanhamento dos alunos em sua formação integral, tendo em vista seu pleno desenvolvimento. Para isso, é necessário que o tutor tenha uma “escuta ativa”.
 Sendo acolhedor, buscando compreender os pensamentos e sentimentos do aluno;
 Estando disponível para ouvi-lo.;
 Mesmo que discorde das opiniões e/ou das ações do estudante, respeite o que ele pensa,
tendo uma postura ética e acolhedora que incentive uma curiosidade crítica e uma prática reflexiva sobre suas opiniões a partir de outras perspectivas.

3- Desenvolver ações protagonistas entre adolescentes e jovens:

A formação de jovens protagonistas pressupõe a concepção dos adolescentes e jovens como fonte de iniciativa e não simplesmente como receptores ou porta-vozes daquilo que os alunos dizem ou fazem com relação a eles, proporcionando-lhes espaços e mecanismos de escuta e participação autônoma, consequente e democrática. Os Grêmios estudantis, Clubes Juvenis, participação em colegiados escolares são bons exemplos de protagonismo.

4- Incentivar os alunos na construção de seus Projetos de Vida:

Ter um Projeto de Vida é refletir sobre o que se quer para seu futuro e planejar ações concretas para chegar lá. É o traçado entre o ser e o querer ser. O Projeto de Vida é um meio de motivar os alunos a fazerem bom uso de suas oportunidades, cabendo aos estudantes a corresponsabilidade do seu desenvolvimento.

5- Orientar as famílias em relação às crianças, adolescentes e jovens a:

 Instruí-los a não adicionar estranhos às redes sociais;
 Controlar o uso da Internet em determinados horários;
 Monitorar o uso das redes sociais;
 Atentar-se à perda de vínculo familiar, isolamento e/ou mudanças nas relações de
amizade;

E, principalmente, acolhê-los e conversar sempre!

ACESSE O BOLETIM: CLIQUE AQUI (pdf) 

barra

Objetivo é conscientizar e prevenir o cyberbullying entre os jovens e educadores. 

Nos últimos anos, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação mudou a forma de relacionamentos e interação entre as pessoas.

Neste sentido, a campanha Chega de Bullying: Não Fique Calado criou uma nova cartilha que traz como tema justamente o cyberbullying - forma de assédio ou perseguição que acontece entre pessoas da mesma idade usando a internet.

O objetivo desta formação e dos materiais aqui disponibilizados, é permitir que educadores possam conscientizar pais, alunos e a comunidade escolar, sobre as consequências que o mau uso da internet pode trazer à vida de outras pessoas.

As propostas apresentadas e os sites de referência, promovem a boa convivência com as demais pessoas na internet e orientam sobre como devemos agir diante de uma situação de cyberbulling e ainda traz atividades que permitam a reflexão e ação em relação ao tema. 

barra

barra

Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste 2016

Copyright © 2017 Diretoria de Ensino Região Campinas Oeste. Todos os direitos reservados.
Joomla! é software gratuito disponibilizado sob a Licença Pública Geral GNU

Faça sua busca no site

f t g m

Espaço dos Professores

 

caseteacher e2c362bebb17e35062d2ec3a23dfe5bf

Espaço das Escolas

 caseuniversity cb5ab7c49cb0c9e2ec42b0dc17c80060

Espaço dos Alunos

 

casestudent 19edf0689166734579a5eb54d4dc2c56